terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Regulamento – Concurso de Catapultas

1.Introdução
O Concurso de Catapultas tem por base a construção de um modelo de catapulta, pretendendo que os participantes manipulem um conjunto de variáveis relacionadas com o lançamento de projécteis de forma a obterem o maior alcance horizontal possível. O Concurso tem também uma categoria em que é considerado o aspecto estético dos modelos a concurso.

2.Participantes
O concurso encontra-se aberto a todos os elementos da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas. Os participantes concorrem inseridos em dois escalões:
- Escalão A – Alunos;
- Escalão B – Professores/ Funcionários/Encarregados de Educação.
A organização reserva a possibilidade de dividir o escalão A por níveis de ensino, dependendo esta decisão do número de inscrições.
Os participantes podem concorrer individualmente ou em equipas, até o máximo de três (3) elementos, sendo que quando a participação é realizada em equipa os elementos têm, obrigatoriamente, de fazer parte do mesmo escalão. Na situação dos elementos da equipa pertencerem a níveis de ensino diferentes a equipa participará no escalão do nível de ensino superior.

3. Inscrição

A inscrição dos participantes deverá ser realizada, junto de um dos elementos da organização, até um mês antes da data do concurso.

4. Regras da prova

Os participantes têm de entregar as catapultas à organização até dois dias úteis antes do evento.

- Categorias
O Concurso de Catapultas será constituído por duas categorias às quais todos os participantes podem concorrer:
a)Eficácia: Na qual o objectivo é atingir o maior alcance, maior distância horizontal. A classificação será ordenada considerando o valor correspondente à média dos dois (2) melhores lançamentos de um conjunto de três (3) lançamentos possíveis. As catapultas que não seguirem as especificações do regulamento do concurso poderão ser excluídas desta categoria.
b)Estética: O modelo apresentado será avaliado no que se refere aos seus atributos estéticos por um júri composto pelos elementos da organização e por um professor convidado da área das artes. Nesta categoria podem concorrer modelos de catapultas que não sigam algumas das especificações do regulamento do concurso e que tenham sido excluídas da categoria eficácia, porém os modelos têm de ser funcionais.

- Prova de eficácia
A prova consiste em lançar o projéctil, a uma maior distância horizontal. Os participantes devem ter em consideração as diferentes variáveis associadas ao lançamento de projécteis de forma a obterem a máxima distância.
Cada participante tem direito a três (3) lançamentos;

- Catapulta:
Os participantes podem utilizar qualquer tipo de materiais na construção da catapulta, excepto o braço da catapulta e o elemento de armazenamento de energia (elástico).
O braço da catapulta e o elemento de armazenamento de energia (elástico) são facultados aos participantes pela organização, na altura da inscrição, tendo o braço um comprimento máximo de trinta centímetros (30 cm) isto incluindo elementos flexíveis.
No caso os concorrentes optem por um sistema gravítico não poderão utilizar o elástico.
O projéctil será fornecido na prova pela organização, consistindo num berlinde, vulgo “olho-de-boi”.

5.Prémios
Todos os participantes, cujas catapultas forem aceites a concurso em qualquer uma das categorias, receberão um diploma de participação no concurso.
Os três primeiros classificados de cada categoria receberão prémios a definir, estando dependentes das entidades promotoras.

Os organizadores:
Prof. Rafael Fernandes (Ciências Físico-Químicas)
Prof.ª Tânia Coelho (Ciências Físico-Químicas)
Prof. Daniel Castanho (Matemática)